Governador sancionou lei de Fomento ao TURISMO RURAL DE MS

Leia na íntegra a nova lei Institui a Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural no Estado de Mato Grosso do Sul.


LEI Nº 3.609, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2008.
Institui a Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural no Estado de Mato Grosso do Sul.


O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL.

Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica instituída, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, a Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural, nos termos desta Lei.


Art. 2º O Turismo Rural de que trata a presente Lei é defi nido como o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade campesina.


Art. 3º A Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural tem como fi nalidade a promoção de ações que visem ao planejamento e ao fomento do turismo rural, além de desenvolver, impulsionar e difundir os produtos e as potencialidades do setor rural do Estado, propiciando à sociedade o conhecimento e a valorização do segmento rural.


Art. 4º A Política de que trata esta Lei está alicerçada e comprometida com os seguintes princípios:
I - ser um turismo ambientalmente sustentável;
II - valorização da atividade rural, diversifi cando os negócios da propriedade rural;
III - preservação das raízes, hábitos e costumes, resgatando a cultura local;
IV - atendimento familiar;
V - estímulo às atividades produtivas com enfoque no sistema agroecológico;
VI - desenvolver-se preferencialmente de forma associativa;
VII - caráter de complementariedade dos produtos e serviços do turismo rural em relação às demais atividades das Unidades de Produção dos Agricultores Familiares.


Art. 5º A Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural tem por objetivos:
I - viabilizar instrumento de agregação de renda para garantir a permanência da população no meio rural;
II - agregar valor aos produtos rurais e estimular o contato diretoentre o produtor e o consumidor final;
III - promover o conhecimento e a compreensão sobre o meio ambiente focado em sua conservação e no seu uso racional, valorizando as belezas naturais do Estado;
IV - valorizar e resgatar o artesanato regional, a cultura da família do campo e os eventos típicos do meio rural, contribuindo para a revitalização do território rural e para o resgate da auto-estima dos agricultores familiares;
V - possibilitar a troca de valores culturais entre o campo e a cidade, proporcionando a interação entre os visitantes e a família rural.


Art. 6º As ações decorrentes da Política Estadual instituída por esta Lei serão executadas por meio dos seguintes instrumentos:
I - Plano Estadual: conjunto de elementos de informação, diagnóstico, defi nição de objetivos, metas e instrumentos que visem a estimular o turismo rural;
II - Sistema Estadual: conjunto de agentes institucionais que, no âmbito das respectivas competências, atribuições, prerrogativas e funções, integram de modo articulado e cooperativo a formulação, a execução e a atualização da Política Estadual;
III - Fundo Estadual de Turismo: instrumento institucional de caráter fi nanceiro a ser criado por Lei destinado a reunir e a canalizar recursos para a execução dos programas da Política Estadual de Turismo.


Art. 7º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.



Campo Grande, 19 de dezembro de 2008.
ANDRÉ PUCCINELLI
Governador do Estado



Terena...

Alguns dias atrás estava em Miranda e observei os terenas falando em terena.
Então resolvi escrever algumas palavras naquele idioma.

Lá vai ...algumas


Yunati = vc esta bom?

Kalivôno = guri

Êno vuí = os bois

Êno muriká = os burros

Rômoku = farinha de mandioca

Itikene = é seu!

Nakakú = arroz

Po'í kaxé = até outro dia

Hopu'iti = pessoa branca

I'tikane ne kamó = este cavalo é seu

Hêve = pé

Xupú = Mandioca

Ko'e = batata doce

Hovôvo = rã

Koexoe = cobra

Vétekeke = jacaré

Imukaya = bocaiuva

Tîpe = veado

Huveona = rio

Wateké = canoa

Ho'e = peixe

Yúkú = fogo

Xeleque = graveto

Unea = água

Kali pitivoko = cidade pequena


Aruanã etô maste puru canancuiê!

Tá pensando em passar o NATAL e REVEILLON por aqui?

Então corre para reservar logo numa das poucas pousadas que trabalharão nesses dias.

As pousadas pantaneiras tem muito mais peculiaridades das demais pousadas de todo BRasil, além de estarem cituadas em lugares maravilhosos, a maioria fecha nesta época do ano. Existem várias razões para isso acontecer, dentre elas a chuva, baixa estação e o acesso dificultado. Estive conversando com alguns proprietários e a maioria entrará em recesso no dia 20/12 a 05/01/09.


Se está mesmo pensando em vir pra cá, então corra logo!
O pantanal tem seu ritimo próprio!
Inté mais vê!

Essa é de torcer o pau da goiaba!

O bom de uma reunião é a pós-reunião....
Rola papo de todas as coisas...

Ontem mesmo fiquei sabendo de um FATO fantástico que aconteceu aqui em MIRANDA. Como já falei, acredito que MIRANDA JÁ É A CIDADE PANTANEIRA MAIS PREPARADA PARA O TURISMO RURAL E ECOLÓGICO...

ACREDITEM OU NÃO!!
LÁ VAI...


Aqui já foi vendido até um DAY USE PARA ÍNDIOS TERENA!!!!!!!!
É mole??
Dá para acreditar?

Quer prova maior?
O TURISMO PANTANEIRO acontece mesmo aqui em MIRANDA.


Rummm....

Sáiii da Frente que o Trem vem Viiindoooo...


Olha só....ontem tive a certeza que MIRANDA já é a MELHOR CIDADE DO TURISMO NO PANTANAL SUL!

Vamos aos fatos:

Reunidos aqui estava o trade turístico da cidade, a Prefeitura Municipal com seus secretariados, o PREFEITO DE MIRANDA, a Fundação de Turismo, Senac, Sebrae e a empresa Serra Verde Express, no qual é ela quem vai administrar o trem.

Estávamos todos lá OUVINDO e discutindo como será a tão famosa volta do Trem do Pantanal no qual o novo nome passa a ser PANTANAL EXPRESS. A Presidente da Fundtur a Sra. Nilde falou da importância da volta para os municípios contemplados e também na importância da comunidade estar junto do trem e o fortalecimento do turismo. O Sebrae focou no projeto de qualificação para 10 empresas do setor turisticos e frisou bem que esse é o momento importante para investimentos. O Senac garantiu treinamento de garçon, camareira e outros cursos.

A Serra Verde falou, fez um histórico da empresa, falou de sua experiência em operar trens no Brasil e seus parceiros com trens no MUNDO, passou valores de passagens, que haverá vagões de classe simples, executiva e primeira classe e que o trem vai sair de Campo Grande, Piraputanga, Aquiduana e Miranda. Com parada em pontos estratégicos no percurso para almoço.

HHHAAAAAA ía me esquecendo, teve uma apresentação do Comitê dos Ferroviários dizendo a importância, valorização e retorno do trem.....como ele mesmo dizia MÃÃÃSSS...em minha opinião, não foi lugar apropriado pra falar sobre um comitÊ!
MÃÃÃSSSS...como nem tudo são flores.......vamos seguindo em frente!

Calma que ainda vem MÃÃÃSSS por aí...

Título do Artigo: QUEM NÃO FOR .com (Maurício Werner)

QUEM NÃO FOR .com, NA INDUSTRIA DO TURISMO, SERÁ PONTO MORTO

Com o crescimento tecnológico, como em qualquer outro setor industrial, o turismo também inovou, democratizou-se e tornou-se essencialmente participativo a partir das ferramentas da tecnologia da informação. No Brasil, país de vocação turística importante atraiu e ocupou o lugar de um forte segmento empresarial.

Esse tema estruturou-se no seio do Trade Turístico e de suas diferentes entidades de classe, com tendências especificas sem, necessariamente, limitar-se ao domínio da técnica, mas veio para favorecer soluções, cujos registros das atividades abrangem desde aspectos jurídicos, organizacionais, ate financiamentos e projetos. Tudo se faz viável na obtenção de dados detalhados de cada situação, no momento em queprecisamos tê-los à disposição.

A inovação tecnológica intervém agora em, pelo menos, dois níveis. Em primeiro lugar no que eu chamaria da inovação do cotidiano, esta que visa o curto prazo entre o desejo e a realidade do novo consumidor; em segundo lugar a tecnologia da informação ensejou a troca das práticas de modo a implementar-se resultados positivos nos negócios.

A magia da comercialização jamais dispensaria a atuação eficaz, flexível e simpática do elemento humano. Não há máquina perfeita sem a interatividade concreta entre as pessoas, nesse mundo interconectado. Entretanto, se nos mantivermos conectados contaremos com incalculáveis ferramentas para nossas empreitadas. É frente à tela de um computador que, em poucas horas, podemos intervir rapidamente e ganhar tempo na otimização dos negócios. Afinal de contas tempo é dinheiro.

Como a linguagem globalizada da informática exibe um caleidoscópio de opções há que estarmos permanentemente à escuta de um público cada vez mais informado, exigente e conhecedor de seus direitos.

Lá se foi aquele turismo de detrás do balcão onde o agente de viagens era apenas um tirador de pedidos. Atualmente não se concebe a venda de quaisquer produtos turísticos que não façam uso da web para viabilidade do negócio. Um agente de viagens atual submete-se a orientação de treinamentos mercadológicos, conhecimentos geográficos e sobretudo diferencial no atendimento para que possa desempenhar com maestria sua função.

O turismo cresceu a passos largos em inteligência, qualidade, dinamismo e, o que é melhor, em tempo real.

Empresas de turismo lucrativas não se constituem, forçosamente, de vultuosas estruturas para tornarem-se visíveis como negócio. Desfrutam de amplos recursos virtuais de inserção no mundo global, extremamente competitivo onde “quem não for o maior, terá que ser o melhor e mais rápido”. Mais importante do que a velocidade será a direção que as empresas tomarem.

O turismo se desenvolve hoje como construção estável, durável, sem necessariamente limitar o tema ao domínio da técnica fria. Ele é e não pode prescindir do que chamo “PEOPLEWARE”, além de utilizar-se das ferramentas disponíveis, isto é, dos hardware e do software para contactar e bem servir o consumidor do século XXI.

A tecnologia da informação aplicada ao turismo favoreceu-lhe a competitividade possibilitando a redução de custos e segundo o Comandante Rolim, “Nada substitui o lucro”. Uma empresa de turismo pode estar sintetizada num programa atualizado em planejamento e estratégia, inclusive e tornar-se um negócio rentável. A Internet na atividade turística como em outras mais deixou de ser simplesmente um meio e passou a ser um fim.

Recruta-se e emprega-se pela Internet; através dela promovem-se e realizam-se cursos de capacitação e especialização em diversos setores, com o objetivo de manter o Trade Turístico capacitado nas mais diferentes funções que pretendam exercer.

Mutualizam-se os orçamentos estabelecendo uma relação dupla e simultânea que supõe uma troca de ações e reações entre o prestador de serviços e o cliente.

A criatividade na industria do turismo é estimulada via Internet pois está inscrita num ciclo que da ritmo à elaboração, à validação e à apresentação de diversos e convidativos pacotes turísticos.

Os projetos se difundem “empacotados” permitindo ao consumidor recorrer a todos eles na pesquisa e aquisição do que melhor lhe convier (verdadeiros leilões).

Quem vai buscar turismo trabalha com ferramentas de simulação, pesquisa o mercado cuja procura individual equivalera à uma oferta pontual.

Nós do turismo estamos sendo vetores dessa interconectividade entre pessoas de todos os cantos. A demanda vem desse intercâmbio dando sentido ao nosso projeto maior que é o de movimentar lazer e negócios de qualidade e abrir caminhos para outros prazeres turísticos. Estamosa um “click” de qualquer lugar do mundo.

Não cabe mais no século em que vivemos, o turismo amador. Ele precisa ser .com, essa ponte mais do que isso, essa passarela onde desfilam novos desafios.

Fuçando um pouco na internet, buscando informações sobre turismo e afins, descobri algumas coisas interessantes sobre o hábito dos brasileiros na internet. Você sabia que o Ibope//NetRatings publicou uma pesquisa dizendo que o brasileiro segue liderando a lista de quem mais fica conectado na internet, a média é de 24 horas e 41 minutos, esse resultado é de 6,4% a mais que outubro de 2007. No total foram 10 países pesquisados, a França ficou na segunda posição com 23 horas e 10 minutos e o Reino Unido com 23 horas e 04 minutos.

O número de internautas residenciais ativos no Brasil em outubro foi de 24,4 milhões de pessoas. Em 12 meses, as categorias que mais cresceram foram "Viagens e Turismo", com alta de 33,4%, seguida por "Automotivo" com 26,9%, "Notícias e Informações", com aumento de 25,7%, e "Finanças e Investimentos", com expansão de 24,2%.

Isso só nos faz reflitir que é importantíssimo o uso dessa ferramente para gerir nossos negócios e a cada dia se faz presente para efetivar as nossas vendas.

É assim, a tecnologia ao nosso favor!


Click, click, clik...

Maiores detalhes consulte: http://br.noticias.yahoo.com/s/08122008/25/manchetes-brasileiro-passa-24h-mes-na.html

Enquanto esse velho trem atravessa o Pantanal...


Vem aí o WorkShop sobre a Volta do Trem do Pantanal. Assunto que é de interesse público para população de Miranda. Vai acontecer no dia 12/12, no Auditório do Fórum. Informações com Duty (67) 3242-2471
Piuíííííííííííííííííííííí............

Na contra-mão do Turismo Sustentável


Já ouviu falar em Turismo Insustentávél?

Pois é, infelizmente estamos falando de um turismo criado aqui nessa belíssima região do PLANETA TERRA, na fazenda que era referência do Pantanal.

Lá foram filmadas e rodadas diversas cenas de novelas e muitos documentários que já foram exibidos por esse MUNDO a fora, estamos com esse tremendo abacaxi para ser resolvido.

Pelo que sei, já tentaram vender a propriedade com insucesso. Como foi transformada em reserva nenhum empresário rural quer compra-la, pelo simples fato de não poder mais criar gado lá, visto que, quando se transforma em reserva se torna definitivo. O problema não pára por aí, como a fazenda está literalmente abandonada e sem o gado, o pasto está crescendo, quando chegar o mês de seca no Pantanal vai ser uma tragédia, um Deus nos Acuda. O Pantanal e os pantaneiros vão sofrer.


Deixo aqui MAIS um ALERTA para que seja evitado um desastre ecológico no PANTANAL SUL.


Vô indo..
ooouuuu ooouuuuu êêêê êêê boooiiii..........

Um GRAVE problema...

Cada vez mais percebo que há vários tipos de animais mortos na Br 262 no sentido de Campo Grande a Corumbá. Já vi um pouco de tudo, capivara, tamanduás, lobinho, tatu, seriemas, emas e até onça parda, todos MORTOS na beira da rodovia. Até quando vamos esperar de braços cruzados para resolver ou amenizar essa situação na estrada que liga a capital do estado ao Santuário Ecológico? Será que não é possível fazer uma ligação de um lado pro outro com "tubos" para os animais passarem? Será que fica caro esticar cabos de aço em altura segura para macacos atravessarem?
Gente, estamos falando de PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE.
Estamos falando de PRESERVAÇÃO DA NATUREZA, herança para nossos filhos e netos.
Até quando esperar?
Até acabar?
Apenas um alerta. O Pantanal de uma forma ou de outra está sofrendo.
Tô indo...um pouco indgnado como as coisas andam.

Reserve aqui!

De onde vem os internautas