Um pantaneiro na Avistar.

Então, fui lá, fiquei 04 dias e 03 noites. A feira como já sabia é uma feira de pequeno porte, mas o publico é muito específico. O Estado de MS estava presente com estande, muito mais empresários de Bonito do que próprio Pantanal Sul, inclusive só vi dois empresários de Miranda. É uma pena, visto que é a única feira de observação de aves do Brasil direcionada para um público específico. Tive a oportunidade de falar com algumas operadoras que trabalham nesse segmento e também com pessoas que buscam o turismo na natureza. O mais importante de tudo foi que o MS marcou presença nesse evento tão importante.

Desculpe pela demora da postagem!!


Seja um colaborador do nosso blog!
www.pantanalsul.blogspot.com
E-mail: causos@gmail.com

Poesia Pantaneira

NAVEGANTE DO XARAÉS
(Poesia Pantaneira) - Chamamé


Sou Pantaneiro, violeiro e payador,
Letrado nas dez cordas, sou poeta cantador,
Meu sangue traz o vemelho da terra, na péle o moreno do sol,
Sou Bugre da fronteira, na bruaca “traigo caña”, na guaiaca chamame (sem o acento).

Nascido na beira da aguada, criado de sol a sol,
Fui meieiro, culatreiro fui ponteiro fui peão,
Laçador de marruá, de cima desse baguá, contemplo meu chão.
Se topo com um desafio, não temo e luto, qual dourado no anzol.

Sou índio curandeiro, cururueiro trovador,
Tocador de boiada, “che ha`e toro pochy, akakuâa mba`apo pojhýipe”
Visionário Guarany, cavaleiro, canoeiro e domador.
Sigo navegante dessas terras, no mar desse sertão.

Trovador das enrramadas, poeta da madrugada, sou ator.
A comitiva é minha família e eu sou meu capitão.
Debaixo do cambará, com meu chapéu carandá, minha cama é esse chão,
Nem a cheia nem o frio, nem a onça no cil, me impedem por onde eu for.

Sou da terra alagada, onde cantam os aranquãs,
Onde pasta o campeiro, caça a pintada, jacarés e taxãs.
Na manhã o trinca-ferro faz compasso e na mata o estardalhaço do bugiu
Onde a garça faz seu ninho, meio ao brejo e o espinho donde o peixe já fugiu.

Parto rimando essa quadra, matula do coração,
Ponteando essas cordas da Turina ao Bordão,
Sigo Rio-Abaixo, Rio-Acima em busca de “una china, mitãkuña”
Uma mestiça da terra, uma índia féra anhanguera, “la guaina porã”.

Poeta: Seu Antonio


Visite nosso blog do Pantanal Sul!!!!
www.pantanalsul.blogspot.com
Email: causos@gmail.com

2º Salão de Turismo de MS


Feira Internacional e 2° Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul.

Entrada franca
Dia 27 a 31 de Maio de 2009
Local:
Centro de Convenções Albano Franco - Av. Mato Grosso, 5017 - próximo ao Parque dos Poderes
Horário de Funcionamento:
Abertura: dia 27 às 18h
De 28 a 31 das 14h às 22h

A Feira Internacional e 2° Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul é uma estratégia de desenvolvimento do turismo no Estado de Mato Grosso do Sul, idealizada pelas lideranças de todos os setores públicos e privados, responsáveis pelo incremento deste segmento e comprometidos em mostrar ao Brasil e ao mundo que Mato Grosso do Sul é um destino seguro para todos os investimentos, com atratividade nacional e internacional.

Inf. http://www.salaodeturismoms.com.br

Fuuiii.



Visite nosso blog e seja um dos colaboradores!!

www.pantanalsul.blogspot.com

E-mail: causos@gmail.com

O TREM

Enfim chegou o grande dia, a volta do trem do pantanal!

Depois daquela recepção que os sul-mato-grossenses deram para o Lula e seus convidados, o trem fez sua primeira viagem completa no dia 09/05, foi de Campo Grande para Miranda. Tive o prazer de ir nesta viagem histórica e de quebra levei meu irmão. Estavam o trade turístico além de jornalistas daqui do MS e várias partes do Brasil.

O trem saiu da estação de indubrasil as 07:45 era uma facerice só dos passageiros. A velocidade média era entorno de 27km/h, mas e daí? O trem estava novamente no trilho e isso sim era importante para nós. Tenho que tirar o chapéu para os vagões e pela audácia da empresa Serra Verde em acreditar no nosso estado e investir no trem.

No trem havia guias e equipe de apoio para cada vagão, estavam servindo refrigerante e um pequeno lanche. Todos os vagões são com ar condicionados e existem tres classes, cabine e vagão executivo e vagão turístico. O vagão bar é show de bola!

Nessa primeira viagem o trem comportava entorno de 250 pessoas, mas a capacidade máxima será de 400. A paisagem foi sendo modificada a partir da Serra de Maracajú. Fantástico passar de trem no pé da serra.

Quando o trem chegou em Aquidauana, tinha bastante gente esperando a chegada, fomos almoçar numa chácara perto da cidade, teve até ônibus que nos levou e nos trouxe, o almoço estava muito bom, muito bem organizado.

Depois de ficar mais ou menos duas horas e meia para almoço saímos com destino a Miranda... Ahhh Miranda era o destino final. De fato de Aquidauana para Miranda a paisagem já começa a ter influência da região pantaneira, com campos abertos e capões de matas.

Mas a surpresa estava por vim.

Quando o trem começou a chegar em Miranda, a população estava nos esperando de braços abertos!

Tinha muita, mas muita gente esperando o trem do pantanal, a estação estava lotada que mal dava pra gente se mover. Teve a solenidade, as falas das autoridades, depois fomos para a Av. Afonso Pena, que por sinal estava fechada para chegada do trem, foi uma ótima idéia. A população de Miranda estava em peso. Logo após fomos no jantar na Cacimba de Pedra.

Falando um pouco dos passageiros estavam presentes os jornalistas que representavam os jornais, Gazenta Marcantil, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Jornal de Turismo, Revista Viaje Mais, Gazeta do Povo, Revista Panorama Rural, BrasilTuris. Além do Prefeito da nossa cidade junto com a Primeira Dama, o Secretário de Truismo e seus acessores e nós do trade.

Vou indo que o trem já chegou!


Visite nosso blog!
www.pantanalsul.blogspot.com
E-mail: causos@gmail.com

COMTUR-MIRANDA

Enviamos este comunicado agradecendo e parabenizando a toda população de Miranda pelo empenho e esforço para concretizar o sonho que já é realidade:
A chegada do Trem do Pantanal.

Agradeço aqui em nome do COMTUR:



Á Prefeitura de Municipal de Miranda em especial a nosso Prefeito Neder Vedovato por estar sempre presente e apoiar incondicionalmente as ações do COMTUR e a chegada do Trem do Pantanal. Neder sagrou-se como um dos prefeitos mais atuantes, presentes e apaixonados pelo turismo do MS.
Nossa prefeitura arrumou a cidade incansavelmente, patrocinou o jantar na Fazenda Cacimba de Pedra que fará o receptivo do trem no sábado á noite para autoridades, operadoras, convidados e jornalistas. Também organizou o pessoal elaborando shows e mobilização geral no sábado na chegada á estação.


Agradeço também a incansável articuladora Fátima Cordella da Águas do Pantanal Tour e Pousada Águas do Pantanal por organizar os eventos que cercam a grande chegada, ela é sem duvida uma das responsáveis pelo sucesso desta etapa..
A Fazenda Cacimba de Pedra por ceder o espaço para o jantar e hospedar jornalistas e convidados da operadora do trem.


As fazendas Baia Grande, Santa Inês, San Francisco e até mesmo o hotel fazenda Betione - por receberem em parceria os convidados e repórteres hospedando-os ou dando o transporte necessário ajudando na mobilização.
Enfim, a população e empresários de Miranda que não precisaram esperar chegar o Trem para agir e doar seu tempo e esforço em prol de um turismo sadio e próspero.


Parabenizo a todos os Mirandenses ou não que trabalharam para realizar este sonho.
Nada seria possível sem o esforço de cada um dos senhores.


Amanhã nasce uma nova era evolutiva e próspera em nosso turismo e, precisamos de empresários e o governo Municipal cada vez mais lutadores e confiantes para que façam prosperar nosso destino tornando Miranda um exemplo organizacional e cooperativo.
Nenhum destino turístico prospera sem união.
Parabéns Miranda e parabéns Mirandenses.


Este final de semana é motivo de alegria, comemoração e orgulho. Não existirá mais saudosismo, pois, nosso trem voltou e é fato.
Deixaremos em nome de toda Miranda para externar nossos agradecimentos ao empresário Adonai da Serra Verde Expresss e ao Governador em nossa - sem duvida - calorosa recepção.



Alex Furtado

Presidente COMTUR de Miranda
Presidente Fórum Estadual de Turismo


Visite nosso blog!
www.pantanalsul.blgspot.com
E-mail: causos@gmail.com

Brad Pitt aqui em Miranda

Então gente, como são as coisas, quem diria hein?
O mundo inteiro nesse momento estão de olho em nossa city!!!
Brad Pitt está aqui!!!
E para comprovar o que estou escrevendo segue links dos mais renomados veículos de comunicação do Brasil, sobre a visita desse ilustre hóspede no PANTANAL DO MIRANDA.

Saudações Pantaneiras!!

Jornal o Globo

EGO

Campo Grande News

Portal Maratimba

MS Notícias

Net Site

Notícia Pop

Contigo!

OFuxico

Folha on Line

Click 21

IG

Estadão

Verdes Mares

Brasil Turis

Viaje Aqui

Virgula

Band


Visite nosso site!
www.pantanalsul.blogspot.com
E-mail: causos@gmail.com

Travessia do Pantanal (Miranda)

Apenas repassando para o Trade.


Seja um dos nossos colaboradores!
www.pantanalsul.blogspot.com
E-mail: causos@gmail.com

Sugestão

Prezados amigos..

Tenho pensado há vários meses num item que todos nós ainda vamos ter que conversar sobre as nossas pousadas, hotéis e atrativos. Estou falando sobre a segurança aos hóspedes, não aquela segurança de acidentes pessoais, mais sim a segurança contra violência.

Como sabemos, em qualquer lugar do mundo onde o turismo aumenta com ele cresce os assaltos e roubos. O que de fato estamos fazendo pra aumentar essa proteção? Por enquando não ví ninguém mover uma palha!

Pode ter certeza que essa infelicidade chegará até nós. Mas creio, que de alguma forma precisamos discutir esse assunto entre o trade e incluir a delegacia especializada ao turista (Deca) para essa reunião.

Aos amigos, não quero ser pessimista, apenas estou adiantando um problema que logo chegará ao nosso Pantanal.

Fique com DEUS!


Faça parte do nosso blog, escreva, critique, esse espaço também é seu!
www.pantanalsul.blogspot.com
E-mail: causos@gmail.com

Mudança do Nome do Estado


Miranda, 02 de Maio de 2009


Os empresários do MS estão se organizando para novamente pleitear a mudança do nome do Estado, por isso vimos por meio desta, convidar V.Sa para participar da reunião emergencial na quarta-feira, dia 06/mai/09, às 09h00, na Câmara Municipal de Miranda, onde trataremos do assunto “Mudança do nome do Estado de Mato Grosso do Sul para Estado do Pantanal”.

Virá de Campo Grande o Sr. Vagner Sávio, empresário e profundo conhecedor da nossa história, para explanar sobre o assunto e tirar as dúvidas e posteriormente formarmos uma comissão para o pleito, bem como montar estratégia para dar inicio à ação.

Sabemos que esse nome gera riquezas, derruba divisas, economiza marketing e traz recursos para todos os setores de economia de nosso Estado (turismo/pecuária/agricultura, etc).

Contamos com sua valiosa presença.

Atenciosamente,



CRISTINA MOREIRA R. BASTOS
Pioneiro Turismo
Presidente Gopan – MS
(67) 3258-1058 / (67) 3242-1392
www.gopan.tur.br
contato@pioneirotour.com.br



Visite nosso blog e seja um dos nossos colaboradores

Ao amigo...

A amizade sincera não tem preço, não tem dono.
Quando são realmente amigos se encontram
Se abraçam e olham nos olhos.
Quando se é amigo, não tem distância.
O longe está sempre presente.
E o perto é aqui.

Ter amigo é uma dádiva.
Ser amigo é um dom.
Ter mais que 02 amigos, já conseguiu o que muitos não conseguem.

Amigo não é apenas cultivar o respeito pelo outro.
E nem saber falar coisas bonitas nas horas difíceis.
Ser amigo é muito mais que isso.

Ser amigo também é ser sincero, verdade acima de tudo.
Amizade não se acha, muito menos se compra.
Amizade se dá.

A grande amizade não se cria em pouco tempo e sim com anos.
O amigo será sempre amigo.
Não importa onde estiver
Japão, Nepal, China ou Pantanal.

Amigo, o amigo jamais te deixará.
Pense nisso e renove seu estoque de sorriso!


To indo amigo...tem lida pelo dia.

Visite nosso blog e seja um dos nossos colaboradores! www.pantanalsul.blogspot.com
E-mail: causos@gmail.com

Reserve aqui!

De onde vem os internautas