Valores das passagens do Trem do Pantanal

Pessoal, seguinte.
Abaixo segue link com os valores do TREM DO PANTANAL, agora com novo nome PANTANAL EXPRESS.

http://www.blu.com.br/serraverde/tabela_GB/

Isso aí...temos aprox. 90 dias para sua volta nos trilhos de Miranda.

Era isso.

Fui...

Extra, Extra!!


Voltando a falar em observação de aves. Essa prática como falei está em desenvolvimento no Brasil, e recentemente descobri que o Portal Educação está com "Curso de Observação de Aves - Birdwatching".

Quem quiser saber mais por favor acessem: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/cursos/cursos_detalhes.asp?id=324

É isso aí...

Saudações Pantaneiras!

SURPREENDEU...

Uma grata surpresa, no fim do ano passado houve muita procura por brasileiros nas pousadas pantaneiras, as que permaneceram abertas no Natal e Ano Novo tiveram um bom fluxo de turistas. Com isso, nós pousadeiros estamos apostando em 2009 na alta do turismo em MS. A alta do dolar vai favorecer muito o turismo interno e atrair mais estrangeiros pro nosso Pantanal Sul!

Sucesso!

Tô indo..

As coisas acontecem aqui...

Esses dias atrás estava fazendo compras quando encontrei um amigo que tem uma horta hidropônica na cidade e perguntei com andava os negócios.

"A coisas estão melhorando, estou entregando aqui em Miranda, Bodoquena, Aquidauana e Corumbá, aliás em Aquidauana os maiores e melhores supermercados eu entrego alface também."

É meu amigo é aquela velha estória......

"....dois ratinhos cairam numa vasilha com leite, o primeiro nadou e logo morreu e o segundo de tanto nadar e NÃO DESISTIR, o leite virou manteiga e ele saiu..."

O povo pantaneiro é guerreiro mesmo. Olha só os peões das fazendas, acordam de madrugada e trabalha o dia todo....

Bom, to ficando por aqui...


Inté pro cêis!

Observar aves, um hobby que está crescendo no Brasil, parte 03

Continuando o assunto de observação de aves...

Nessa terceira e última parte vou citar e dar os caminhos das pedras para quem quer iniciar nesta saudável e ecológicamente correta iniciativa em observar as aves.

Como o título se refere, de fato aqui no BRasil está em franco desenvolvimento essa atividade, seja por preservação, estudo, hobby ou mesmo turismo. O negócio é tão grande que nos Estados Unidos tem uma estimativa que só lá existem mais de 70 milhões de observadores de aves, é um mercado fabuloso a explorar aqui em nosso país tupiniquim. Somos o terceiro maior do mundo em termos de quantidade diferente nos tipos de aves.

Aqui no BRasil já se realiza uma feira voltada para esse mercado, chama-se Avistar (http://www.avistarbrasil.com.br/) e está na sua quarta edição, sempre realizada na cidade de São Paulo. Podemos notar também que de uns anos pra cá novos livros voltado para esse segmento surgiram, não só descrevendo aves em geral como as aves brasileiras, mas também em área específica, como aves do cerrrado, da amazônica, aves da cidade de São Paulo e tantos outros.

Vou mostrar endereços de alguns livros que falei, ops, escrevi.
Aí vão eles....

Aves do Cerrado

Birds of South America: Rheas to Woodpeckers

Birds of Southern South America and Antarctica

Aves Chapada dos Veadeiros


Binóculos/Scope
Caso seu interesse seja encontar boas marcas de binóculos ou simplesmente cotar preço sugiro as seguintes lojas, Binoculars e a BeePhoto

Pousadas
Aqui na região do Pantanal Sul, já existem fazendas/pousadas que já atuam nessa prática de observar aves, são elas:

Fazenda San Francisco
Caiman
Refúgio da Ilha
23 de Março
Cacimba de Pedra
Santa Cruz
Santa Inês
Fazenda Baía Grande

Operadoras de Turismo que trabalham com o birdwatching
Todas essas que citarei estão localizadas no Pantanal Sul, mas precisamente no PANTANAL DO MIRANDA.

Agência Ar
Operadora Águas do Pantanal
Pioneiro Turismo
Explore Pantanal

Pessoal, espero que seja útil essa pequena explicação que tentei passar para vocês sobre a observação de aves. Lembre-se que o Pantanal é um dos melhores lugares no Brasil para observar aves em seu habitat natural. Caso queira mais informações, não se acanhe, me escreva causos@gmail.com

Aqui a MÃE NATUREZA REINA ABSOLUTA!


Fuuiiiiiiiii.

Observar aves, um hobby que está crescendo no Brasil, parte 02

Continuando a falar da observação de aves....

Lembrando que na primeira parte falamos dos equipamentos necessários para começar a praticar o birdwatching, inclusive esse lazer pode ser feito por qualquer idade. Falamos também da importância da lista de aves ou check list.

Agora aqui, vamos prosear um pouco sobre a importância de usar roupas adequadas para observar aves, principalmente se vc estiver numa mata, campo, ou seja, no ambiente deles. Parece bobagem mas não é não. Como os pescadores tem todo os apetrechos os birders também tem.

Dê preferência use roupas claras na tonalidade das cores verdes ou caquis, jamais use roupa na na cor preta, além de serem mais quentes, atraem mais mosquitos. É evidente que vc não precisa se fantasiar de Rambo, mas ajuda muito a se "camuflar" para chegar mais perto das aves e aprecia-las e até mesmo para tirar uma boa foto.

Um item que também não se deve esquecer quando for passarinhar é o uso do repelente, pois dependendo da onde vc estiver vai precisar.

Para os mais experientes utilizam o canto das aves para atrai-las, usam o som das aves geralmente gravadas num mp3, elas vem com mais facilidade, isso facilita a obeservação. Os birders também usam o que chamam de blind, é uma pequena barraca suficiente apenas para uma ou duas pessoas se esconderem e nela observam as aves por pequenas aberturas, essas aberturas são bem pequenas serve também para colocar a lente de uma máquina fotográfica, ou até mesmo um scope.

Oque é scope?

Nada mais que uma luneta especialmente feita para birdwatcher, é excelente para observar aves pequenas que pousam no topo das árvores. É verdade que dependendo onde vc estiver pode ser ruim de carrga-la, más para os aficcionados por aves, esse é apenas um pequeno detalhe.

Com esse tipo de luneta é possível tirar fotografia com uma simples camera digital (digiscoping), apenas ajustar a maquina na luneta e pronto! A foto sai como vc tivesse utilizado um zoom potente. (http://www.youtube.com/watch?v=bhTfuPTcVdM)

Clique aqui para assistir um video sobre scope.




continua...







Observar aves, um hobby que está crescendo no Brasil, parte 01

Olá pessoal, depois de alguns dias de comemorações e festividades, estou de volta, dessa vez vou tentar ultrapassar o máximo de dicas e informações sobre a observação de aves na nossa região, o PANTANAL SUL.

Para começar a observação de aves é necessário ter um item muito importante e que não custa nada, chama-se Paciência. Também é fundamental ter um binóculo e não precisa ser dos melhores um 7x ou 8x da Bushnell já é suficiente, um boné e a última peça importante é um guia de campo, são livros em geral com formato pequeno para poderem ser levados para o campo, procure obter guias das aves da região onde vc quer observar, neste caso um bom guia (livro) é fundamental, posso citar o Birds, você encontra ele aqui.

Alguns birders (observadores), sugerem também pra levar um lápis/caneta e um caderno para anotações, isso é importante mas não agora!

Logo após esses apetrechos, vamos a prática.

Um bom lugar pra começar a observar aves é no próprio quintal de casa, na praça ou num parque da cidade. Sempre munido daquelas 04 coisas que citei no início, paciência, binóculo, boné e um livro de aves da região.

Comece identificando as aves mais comuns como, bem-te-vi, periquito, quero-quero, garça, urubu e etc, assim vc vai se familiarizando com o binóculo e também com o guia de aves. O horário bom para observar é ir de manhã ou no final da tarde antes do por-do-sol, pois a maioria das aves são mais ativas nesses horários, com o tempo você mesmo vai percebendo qual é o melhor horário para a observação aí na sua região. Não podemos deixar de dizer que existem também as aves noturnas como a coruja, curiango, urutal e outras, mas isso já um outro capítulo da nossa prosa.

Ao observar a ave é sempre bom comparar no livro, aquela que está em dúvida ou simplesmente ver detalhes do animalzinho.

Uma dica, quando estiver observando, sempre procurar prestar atenção em algumas partes que são essenciais para identificação da maioria das aves, são elas, a cor e a forma do bico, a cor das pernas, detalhe nas asas, se há outra cor em volta dos olhos, a cabeça e o formato do rabo, isso ajudará bastante quando vc estiver comparando duas ou mais espécies da mesma família, e não pense que é difícil acontecer com você, pois não é não.!

Neste momento você poderá estar se perguntando, nossa como é difícil observar aves?. Te garanto que é mais difícil escrever aqui do que pegar o binóculo e observar.

Vamos entrando um pouco mais a fundo no universo da observação de aves ou como queira, birdwatching. Vamos falar da lista de aves ou check list.
Desse ponto em diante ela a lista, entra em sua vida de observador de aves. A lista foi feita para facilitar a identificação e para também anotar as aves que vc já avistou ou quer avistar.

No início você não sentirá muita falta dela, mas logo logo ela também irá fazer parte de seus apetrechos para observar aves....é só ir praticando que vc vai ver!

Uma lista geral das aves do Brasil poderá ser encontrado neste endereço http://www.ceo.org.br/dia_de_observação/lista_de_aves.xls ao abrir o arquivo clique na aba checklist, você verá a lista das aves.....

Calma! Não se desespere com quantos nomes diferentes e difíceis para decorar!

Lembre-se, você é um observador e não um ornitólogo, portanto não tem nenhuma obrigação em conhecer as famílias e os nomes científicos de cada aves (por enquanto)...







Reserve aqui!

De onde vem os internautas