Observar aves, um hobby que está crescendo no Brasil, parte 02

Continuando a falar da observação de aves....

Lembrando que na primeira parte falamos dos equipamentos necessários para começar a praticar o birdwatching, inclusive esse lazer pode ser feito por qualquer idade. Falamos também da importância da lista de aves ou check list.

Agora aqui, vamos prosear um pouco sobre a importância de usar roupas adequadas para observar aves, principalmente se vc estiver numa mata, campo, ou seja, no ambiente deles. Parece bobagem mas não é não. Como os pescadores tem todo os apetrechos os birders também tem.

Dê preferência use roupas claras na tonalidade das cores verdes ou caquis, jamais use roupa na na cor preta, além de serem mais quentes, atraem mais mosquitos. É evidente que vc não precisa se fantasiar de Rambo, mas ajuda muito a se "camuflar" para chegar mais perto das aves e aprecia-las e até mesmo para tirar uma boa foto.

Um item que também não se deve esquecer quando for passarinhar é o uso do repelente, pois dependendo da onde vc estiver vai precisar.

Para os mais experientes utilizam o canto das aves para atrai-las, usam o som das aves geralmente gravadas num mp3, elas vem com mais facilidade, isso facilita a obeservação. Os birders também usam o que chamam de blind, é uma pequena barraca suficiente apenas para uma ou duas pessoas se esconderem e nela observam as aves por pequenas aberturas, essas aberturas são bem pequenas serve também para colocar a lente de uma máquina fotográfica, ou até mesmo um scope.

Oque é scope?

Nada mais que uma luneta especialmente feita para birdwatcher, é excelente para observar aves pequenas que pousam no topo das árvores. É verdade que dependendo onde vc estiver pode ser ruim de carrga-la, más para os aficcionados por aves, esse é apenas um pequeno detalhe.

Com esse tipo de luneta é possível tirar fotografia com uma simples camera digital (digiscoping), apenas ajustar a maquina na luneta e pronto! A foto sai como vc tivesse utilizado um zoom potente. (http://www.youtube.com/watch?v=bhTfuPTcVdM)

Clique aqui para assistir um video sobre scope.




continua...







Nenhum comentário:

Reserve aqui!

De onde vem os internautas