Valores das passagens do Trem do Pantanal
Abaixo segue link com os valores do TREM DO PANTANAL, agora com novo nome PANTANAL EXPRESS.
http://www.blu.com.br/serraverde/tabela_GB/
Isso aí...temos aprox. 90 dias para sua volta nos trilhos de Miranda.
Era isso.
Fui...
Extra, Extra!!
Voltando a falar em observação de aves. Essa prática como falei está em desenvolvimento no Brasil, e recentemente descobri que o Portal Educação está com "Curso de Observação de Aves - Birdwatching".
Quem quiser saber mais por favor acessem: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/cursos/cursos_detalhes.asp?id=324
É isso aí...
Saudações Pantaneiras!
SURPREENDEU...
As coisas acontecem aqui...
Observar aves, um hobby que está crescendo no Brasil, parte 03
Aí vão eles....
Aqui na região do Pantanal Sul, já existem fazendas/pousadas que já atuam nessa prática de observar aves, são elas:
Fazenda San Francisco
Caiman
Refúgio da Ilha
23 de Março
Cacimba de Pedra
Santa Cruz
Santa Inês
Fazenda Baía Grande
Operadoras de Turismo que trabalham com o birdwatching
Todas essas que citarei estão localizadas no Pantanal Sul, mas precisamente no PANTANAL DO MIRANDA.
Agência Ar
Operadora Águas do Pantanal
Pioneiro Turismo
Explore Pantanal
Observar aves, um hobby que está crescendo no Brasil, parte 02
Agora aqui, vamos prosear um pouco sobre a importância de usar roupas adequadas para observar aves, principalmente se vc estiver numa mata, campo, ou seja, no ambiente deles. Parece bobagem mas não é não. Como os pescadores tem todo os apetrechos os birders também tem.
Dê preferência use roupas claras na tonalidade das cores verdes ou caquis, jamais use roupa na na cor preta, além de serem mais quentes, atraem mais mosquitos. É evidente que vc não precisa se fantasiar de Rambo, mas ajuda muito a se "camuflar" para chegar mais perto das aves e aprecia-las e até mesmo para tirar uma boa foto.
Um item que também não se deve esquecer quando for passarinhar é o uso do repelente, pois dependendo da onde vc estiver vai precisar.
Para os mais experientes utilizam o canto das aves para atrai-las, usam o som das aves geralmente gravadas num mp3, elas vem com mais facilidade, isso facilita a obeservação. Os birders também usam o que chamam de blind, é uma pequena barraca suficiente apenas para uma ou duas pessoas se esconderem e nela observam as aves por pequenas aberturas, essas aberturas são bem pequenas serve também para colocar a lente de uma máquina fotográfica, ou até mesmo um scope.
Oque é scope?
Nada mais que uma luneta especialmente feita para birdwatcher, é excelente para observar aves pequenas que pousam no topo das árvores. É verdade que dependendo onde vc estiver pode ser ruim de carrga-la, más para os aficcionados por aves, esse é apenas um pequeno detalhe.
Com esse tipo de luneta é possível tirar fotografia com uma simples camera digital (digiscoping), apenas ajustar a maquina na luneta e pronto! A foto sai como vc tivesse utilizado um zoom potente. (http://www.youtube.com/watch?v=bhTfuPTcVdM)
Clique aqui para assistir um video sobre scope.
continua...
Observar aves, um hobby que está crescendo no Brasil, parte 01
Para começar a observação de aves é necessário ter um item muito importante e que não custa nada, chama-se Paciência. Também é fundamental ter um binóculo e não precisa ser dos melhores um 7x ou 8x da Bushnell já é suficiente, um boné e a última peça importante é um guia de campo, são livros em geral com formato pequeno para poderem ser levados para o campo, procure obter guias das aves da região onde vc quer observar, neste caso um bom guia (livro) é fundamental, posso citar o Birds, você encontra ele aqui.
Alguns birders (observadores), sugerem também pra levar um lápis/caneta e um caderno para anotações, isso é importante mas não agora!
Logo após esses apetrechos, vamos a prática.
Um bom lugar pra começar a observar aves é no próprio quintal de casa, na praça ou num parque da cidade. Sempre munido daquelas 04 coisas que citei no início, paciência, binóculo, boné e um livro de aves da região.
Comece identificando as aves mais comuns como, bem-te-vi, periquito, quero-quero, garça, urubu e etc, assim vc vai se familiarizando com o binóculo e também com o guia de aves. O horário bom para observar é ir de manhã ou no final da tarde antes do por-do-sol, pois a maioria das aves são mais ativas nesses horários, com o tempo você mesmo vai percebendo qual é o melhor horário para a observação aí na sua região. Não podemos deixar de dizer que existem também as aves noturnas como a coruja, curiango, urutal e outras, mas isso já um outro capítulo da nossa prosa.
Ao observar a ave é sempre bom comparar no livro, aquela que está em dúvida ou simplesmente ver detalhes do animalzinho.
Uma dica, quando estiver observando, sempre procurar prestar atenção em algumas partes que são essenciais para identificação da maioria das aves, são elas, a cor e a forma do bico, a cor das pernas, detalhe nas asas, se há outra cor em volta dos olhos, a cabeça e o formato do rabo, isso ajudará bastante quando vc estiver comparando duas ou mais espécies da mesma família, e não pense que é difícil acontecer com você, pois não é não.!
Calma! Não se desespere com quantos nomes diferentes e difíceis para decorar!
Lembre-se, você é um observador e não um ornitólogo, portanto não tem nenhuma obrigação em conhecer as famílias e os nomes científicos de cada aves (por enquanto)...