Relógio? Pra quê?

É engraçado, mas você já percebeu que o pantaneiro mal usa relógio?
Aqui seu moço, o tempo a gente vê pelos passáros, de manhazinha quando o sol vem nos dar bom dia uma passarada estonteante nos diz que tá na hora de acordar e quando fazem barulho de tardezinha estão dizendo que estão voltando pro ninho, é hora de parar, voltar pra casa e descançar.

Quer relógio mais perfeito que esse?

Eiiitâ, ainda bem que vivemos nesse paraíso, que, além de tantos progressos já ocorrido o simples do viver ainda se faz presente, acontece. Aqui, o pantaneiro madruga e vai dormir muito cedo. Assim é a vida no Pantanal Sul. Um outro detalhe, é que os pantaneiros são muito unidos, todos sabem da dificuldade de enfrentar a natureza em seu dia mais arredio.... as cheias!!

ÔÔÔ cunhado!!! Como dizem os peões para os mais amigos, é aqueles que no dia-dia estão alí para o que der e vier, enfrentando todas as diversidades que muitos de nós só viu em fotos ou novela, mas acontece o ano inteiro.

"O Pantanal é misterioso" já dizia o seu Celestino, pantaneiro de nascença e que Deus o tenha, quem o conheceu sabe muito bem do que estou falando.

No Pantanal companheiro, ao contrário do que muita gente pensa não é quieto, tem diferente som 24 h por dia. De manhã e de tarde são os pássaros e outros animais e a noite, os sapos, rãs, corujas e onças. Tanto é verdade que tem fazendeiros com dificuldade em encontrar empreiteiros para fazer cerca na fazenda, justamente por causa da rainha da mata, que aliás, na minha opinião não está mais em extinção, e quem está na lista é o HOMEM PANTANEIRO, muito mais que a arara azul e o tamanduá bandeira.

O homem pantaneiro cada vez mais é raro no Pantanal, digo isso porque sou de família pantaneira a mais de cem anos na região.....

Acredito piamente no turismo. Acho que a única saída para preservação e o resgate da cultura pantaneira é o turismo sustentável sendo ele eco ou turismo rural.

ÊÊÊ CUNHADO TÁ NA HORA DO TERERÉ!

Nenhum comentário:

Reserve aqui!

De onde vem os internautas