Novamente o Trade do Pantanal Sul se reuniu em Miranda, dessa vez estavam presentes secretários municipais de turismo das cidades de Corumbá, Aquidauana e Miranda, além do representante de Ladário, do Sebrae/MS, Fundtur e do Gopan. A reunião tratou do Trem e da Travessia do Pantanal. Foram discutidas ações necessárias para melhoria nas regiões atendidas nos projetos. O trabalho se estendou por toda manhã, porém produtivo, foi apresentado o Geor, a ferramenta para nortear os projetos, suas ações, execuções e finalizações.

Logo após a reunião, o Comtur de Miranda se reuniu com os membros-diretores para repassar informações dos fatos acontecidos desde a posse até o presente momento. Uma das parcerias que chamou muita atenção foi o fato da Secretaria de Turismo de Miranda, na pessoa do atual Secretário Duty, informou que disponibilizará 01 vez por semana anúncio sobre o nosso turismo nos principais jornais da cidade, além de divulgar o trade turístico durante a Mirancopa com videos no telão. Tudo isso para mostrar Miranda para os Mirandenses. Também será feito folheteria para o Salão do Turismo do MS e também para o Nacional.

Outra importante notícia foi a solicitação para que todos os membros do Comtur participasse das reuniões referente ao turismo de Miranda, pois todos os presentes foram unânimes em afirmar que estão do lado do Comtur.

Parabéns ao Trade e permanecemos todos de olhos abertos, com garra e muita luta chegaremos lá!

Fuuui.

Visite o nosso blog www.pantanalsul.blogspot.com e seja um dos nossos colaboradores!!

INFORMATIVO COMTUR DE MIRANDA/MS



INFORMATIVO COMTUR-MIRANDA/MS

Empreendedorismo, Planejamento e Comercialização é olhar e a dinâmica de trabalho com que o Conselho Municipal de Turismo de Miranda vem desde o inicio de 2009 conduzindo suas ações e projetos, enfocando melhorias na infra-estrutura turística municipal fortalecendo a cadeia produtiva do turismo e concorrendo para o bem estar da população.

Projetos para melhoria a atividade turística municipal. Observando e sentido os anseios dos empresários locais, o pouco envolvimento da comunidade com a atividade turística, a deficiência na comunicação entre o órgão público responsável pelo turismo local com o trade, a necessidade de espaços e momentos que eduquem e informem a comunidade sobre o desenvolvimento da atividade no município e outras inquietações a cerca do planejamento da atividade o COMTUR MIRANDA vem criando projetos a partir de dessas observações.

Os projetos e ações feitos e em andamento, querem ser instrumentos de auxilio da SECTUR em sua gestão, assim como representam e reivindicam as necessidades apontadas pelos atores da atividade, sendo assim o COMTUR propôs e realizou as seguintes ações:

1. Relatório-Plano de Ações Imediatas para o Receptivo turístico de Miranda/MS;
2. Projeto de Sinalização Turística para o Município de Miranda;
3. Projeto de Incentivo a Construção do Porto Turístico do Rio Miranda;
4. Projeto de Incentivo a Restauração do Patrimônio Arquitetônico Histórico de Miranda;
5. Projeto de Evento: Festival da Cultura Pantaneira;
6. Projeto de Urbanismo e Paisagismo: Construção do Monumento ao Homem Pantaneiro na entrada da Cidade (BR-262);
7. Projeto Educacional: Turismo na Escola;

Os projetos de nº 2, 3, 4, 5, 6 e 7 foram apresentados na ultima reunião do Fórum do Pantanal realizada na cidade de Corumbá no dia 27/MARÇO, com aprovação de todos os membros, esperamos agora a apresentação e aprovação do Fórum Estadual de Turismo instância que reuni todos os Fóruns Estaduais, Associações, ONG´S e outras entidades relacionadas ao Turismo Estadual, neste Fórum os projetos passam por segunda aprovação e são encaminhados para o Mtur-Ministério do Turismo e, conseqüentemente, os projetos nele aprovados passam a ser reconhecidos em outros meios de captação de recursos para sua realização.

Fórum Regional do Pantanal, Miranda vem se destacando dentro da organização e planejamento do Turismo Estadual, no Fórum o município é um dos mais freqüentes e representados, além de ser o mantenedor da cadeira de presidência diretiva do Fórum Estadual de Turismo. Neste panorama de participação, reforçamos o ditado: “Quem não é visto nunca é lembrado” fazendo juz a esse dito popular Miranda vem atraindo cada vez mais a atenção dos empresários e de outros gestores municipais. Uma das ultimas decisões foi escolher Miranda como cidade anfitriã para a reunião de Degustação e Aprovação dos pratos que irão representar a região do pantanal, esta reunião aconteceu no dia 20/MARÇO no empreendimento turístico da empresarial Fátima Cordella: Pousada Águas do Pantanal. Miranda expos o prato a base de Jacaré para encantar o paladar dos nossos visitantes.

Fórum Estadual de Turismo, no dia 6/MARÇO em Campo Grande o Fórum reuniu-se em seu primeiro expediente ordinário sob a coordenação da nova equipe executiva, na qual o COMTUR MIRANDA ocupa a presidência representada pelo Operador de Turismo e presidente do COMTUR MIRANDA o empresário Alex Furtado. Nessa reunião a equipe executiva apresentou a proposta de trabalho, a dinâmica das reuniões, uma novidade é a gravação da reunião para garantir a legitimidade das aprovações evitando distorções de comentários e a colocação em relação as decisões tomadas. Em consenso geral a reunião do fórum foi uma das mais produtivas e eficientes de todas as épocas do Fórum de Turismo do MS - em termos de horário e decisões as resoluções desta reunião foram propositivas e esta sendo elaborada a Carta ao MS onde o Fórum Estadual demonstrará as necessidades reais do Estado pleiteadas por todas as entidades participantes.

Nesta reunião não houve pauta para aprovação de projetos o que ocorrerá na próxima reunião, em relação a datas de reuniões para todos os parceiros possam se preparar a secretaria executiva do Fórum encaminhou, posterior a reunião, o cronograma de reuniões, reforçamos a importância da participação de todos os membros e convidados no apoio a articulação cada vez melhor da cadeia produtiva.

Projeto: Travessias do Pantanal, dando continuidade ao projeto, agora com uma nova ênfase que é a de diversificar o roteiro que a principio previa apenas o roteiro fluvial, traçando o percurso: Poconé/MT e Corumbá/MS, a equipe de consultoria do Mtur – Ministério do Turismo, composta pelo Consultor Master em Turismo Adonis Zimmermann, Consultor de Mercado José Cordeiro e pela Consultora de Produção Associada Rejane Pasqualli ocorreu a visita técnica desta Equipe a cidade de Miranda nos dias 10, 11 e 12/MARÇO a programação da visita foi dividida em três momentos: No dia 10/03 as 20h00 na Câmara Municipal a Equipe do Mtur reuniu-se com SECTUR e o TRADE de Miranda, uma reunião de conhecimento onde os gestores e empresário locais foram informados sobre o projeto e sobre a inclusão de Miranda no projeto.

Destacamos a excelente participação dos empresários de Miranda de todos os setores, um numero de participantes a cima de 15 pessoas o que demonstrou o índice de interesse do TRADE em relação aos novos rumos do turismo local.

Nos dias 11 e 12/03 as 7h30 a Equipe acompanha pela Diretora de Tour Operator da Águas do Pantanal Tour a empresária Fátima Cordella e pelo Turismólogo da Águas do Pantanal Tour Luiz Ricardo J. Rocha e pela Turismóloga da SECTUR Odilene Matos Bentos, realizaram o city tour ecológico e cultural de Miranda e uma visita técnica aos atrativos de turismo rural, ecoturismo e turismo agro-tecnológico com o objetivo de conhecer a nossa região e coletar informações para apresentar ações estratégicas dentro de um planejamento de visa a consolidação da Região do Pantanal de Miranda como destino do projeto: Travessia do Pantanal e que também auxiliará o município a tronar-se destino indutor de turismo na região do Pantanal.

Os atrativos visitados foram:

Dia 11/03 = Faz. Baía Grande, Faz. San Francisco, Faz. Santa Cruz, Faz.23 de Março e Cacimba de Pedra – Reino Selvagem onde a Equipe pernoitou e degustou um jantar a base do jacaré pantaneiro;

Dia 12/03 = Faz. Santa Inês que apresentou as delicias dos doces em compota do pantanal e o Refúgio Ecológico Caiman, melhor resort ecológico do Mundo.

A equipe com muita satisfação e com todas as expectativas respondidas e surpreendida com a organização dos equipamentos da região, retorna dentro de 15 dias para fazer a devolução da visita e apresentar o plano de estratégias.

Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul de 27 a 31 de maio/ 2009 – Campo Grande, a FUNDTUR responsável pela organização do 2º Salão de Turismo de MS vêm trabalhando com eficiência, eficácia e contra o tempo com todos os seus parceiros para apresentar cada vez mais uma trabalho que eleve o nosso Estado e todas as suas potencialidades no mercado turístico Nacional e Internacional. Sobre a organização do evento informamos que o GOPAN – Grupo de Operadores do Pantanal, composto por 8 Operadoras é responsável pela formatação dos roteiros e pacotes que serão comercializados pelas Agências de turismo durante o evento no espaço chamado: Balcão de Comercialização e no site oficial do evento.

Ressaltamos que em todos os roteiros envolvendo o Pantanal, Bonito/Serra da Bodoquena e a Rota Bi oceânica de Miranda é um dos principais destinos de receptivo e distribuição, assim como os atrativos de sua região são os expoentes dos pacotes turísticos. Informamos ainda e chamamos a atenção dos empresários de Miranda e gestores públicos que a nossa participação é imprescindível e devemos, portanto começar a nos articular para apresentar nossa região com qualidade nos folhetos, imagens, vídeo, som e manifestações culturais, para que realmente possamos, neste e em todos os eventos, marcar presença e captar turistas para os nossos destinos, trabalho este que enaltece não só nossa região como o nosso Estado favorecendo ao desenvolvimento concreto e de mercado do turismo sul-mato-grossense.

Secretaria Municipal de Turismo de Miranda, por motivos particulares a Srª. Odete Alves no dia 10/03 solicitou sua exoneração do cargo da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, com seu afastamento, assumindo e dando continuidade aos trabalhos de planejamento e organização da Secretaria e da atividade o Diretor de Turismo Dutty Paiva assumiu a pasta municipal, ao novo secretário desejamos sabedoria e força para caminhar de acordo com a indicação da bússola que indica para novos tempos do turismo Mirandense e sempre ouvindo e interagindo com o Conselho Municipal de turismo ao qual é vice-presidente.

O Trem Apita na Estação, aproxima-se o inicio da operação do Pantanal Express que utilizará o roteiro do Trem do Pantanal, em reunião com o Empresário Adonai Aires de Arruda proprietário da Serra Verde Exprees, empresa de transporte ferroviário responsável pela operação do Pantanal Express e o GOPAN – Grupo de Operadores do Pantanal, o empresário informou a programação inaugural do trem sendo:

Dia 08/05 (sexta-feira) – Viagem Inaugural com a presença do Chefes de Estado: Brasil, Bolivia e Paraguai. O percurso deste dia não será feito por completo devido a Agenda dos Presidentes e o ponto final deste percurso ainda não foi confirmado.

Dia 09/05 (sábado) -Viagem Inaugural com a presença do TRADE ESTADUAL e NACIONAL, IMPRENSA NACIONAL e INTERNACIONAL e demais convidados da Empresa Operadora do Trem do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. O percurso será completo de Campo Grande a Miranda.

Dia 10/05 (domingo) – Retorno da Viagem Inaugural Miranda x Campo Grande, com paradas normais.

Dia 16/05 (sábado) e 17/05 (domingo) - Primeira Viagem Comercial do Pantanal Express, roteiro completo.

Observamos que o Trem irá operar a rota inicialmente com 240 lugares e com os vagões de classe turística e econômica, faltando o vagão de luxo chamado executivo até o mês de Setembro de 2009, a partir do mês de Setembro/2009 o Pantanal Express irá operar o roteiro com a capacidade máxima de lugares = 400 e com todos os vagões.


É isso aí, aqui nós estamos fazendo nossa parte!!
Venha nos visitar de TREM!!

Visite nosso blog http://www.pantanalsul.blogspot.com/ e saja um dos colaboraores!
E-mail: causos@gmail.com

PROJETO TURISMO NA REGIÃO DO PANTANAL SUL

Estamos caminhando pra frente...!
sucesso a todos nós.


to indo..



Seja um colaborador do nosso blog. http://www.pantanalsul.blogspot.com/

NOVIDADES....

Notícias boas da nossa região, até que enfim a chuva apareceu, aqui numa das fazendas choveu mais de 100mm numa única noite....Ufa!!Ainda bem. Por outro lado precisamos ainda de mais água.

Nessa semana que passou os pousadeiros rurais de Miranda receberam a visita do Adonis Zimmermman, consultor do Ministério do Turismo, veio checar in locco as pousdas para acrescentar no Projeto "Travessia do Pantanal" saiu encantado pela organização do trade de Miranda, com certeza o município ganhou com isso. Agora passamos ter o aval do Ministério do Turismo para confecção de novos roteiros interligando o MS com o MT.

Vale ressaltar que o Projeto Travessia do Pantanal, tem como parceiros:
Ministério do Turismo, Sebrae/MT, Sebrae/MS, Governo do Estado de MT, Governo do Estado de MS, Prefeitura Municipais de : Cáceres, Corumbá, Miranda, Poconé e Porto Murtinho e empresários da cadeia produtiva de turismo dos dois estados.

É isso aí....vamos trabalhar unidos para todo o trade ganhar juntos!


Sucesso para nós!!

Visite nosso blog e seja um dos colaboradores http://www.pantanalsul.blogspot.com/
Email: causos@gmail.com

Estamos mexendo...

Ontem passei por Aquidauana e parei em frente a estação do trem, a reforma está a mil por hora pra chegada do famoso trem do pantanal, ops!, agora é Pantanal Express. Isso é muito bom, para todos da cidade, mostra que o município está engajado para receber os turistas e seus passageiros. Aqui em Miranda depois que fizeram a "arte" em arrancar a antiga calçada de pedra a obra continua...já bem adiantada. O povo pantaneiro está esperando anciosamente pela chagada do piuííííí'. E nós do turismo também!

Vai lá..a res escapou.... fuuiii.


Viste nosso blog e seja um colaborador www.pantanalsul.blogspot.com

O Carnaval

Fim da maior festa popular do Brasil.

As pousadas pantaneiras pelo que sei a maioria (pra não falar em todas) estavam lotadas. Foi um sucesso absoluto passar o carnaval no Pantanal Sul. Os pousadeiros rurais comemoram. Estive conversando com alguns e me falaram que muitos hóspedes eram de Campo Grande, isso só vem confirmar a tese que CG é um ótimo mercado a ser explorado. Foram dias muito bom de se trabalhar, afirmou um pousadeiro. De fato precisamos nos organizar melhor e fazer alguns anúncios no mercado de CG para testar a receptividade das pousadas pantaneiras na capital e atrair mais esse público pra cá.


Fica aí essa dica.

Reserve aqui!

De onde vem os internautas