O turismo no Pantanal está passando por uma nova fase, já estamos falando em segmentação de mercado. Quando o turista decide conhecer a nossa região o primeiro passo é perguntar o que ele quer fazer e ver, pois o motivo é muito simples, temos que realizar o sonho dele. Por exemplo, se ele é ecoturista e vem com a familia o ideal é hospeda-lo nas fazendas/pousadas ou na cidade de Miranda, se ele quer vivenciar a vida no campo tem que hospeda-lo numa fazenda, se ele não quer ficar numa fazenda ele tem a opção de fazer o day use na região. Agora, se o turista decidir pescar o interessante é oferecer Corumbá, pois lá tem os barcos-hoteis, coisa que em Miranda não tem. Em Miranda o turista encontra diversas atividades dentro do turismo, vejamos algumas: Turismo Rural, Turismo Ecológico, Turismo Pedagógico, Flutuação no Rio Salobrinha, Turismo Científico e Pescaria. Sem dúvida que o TURISMO NA REGIÃO PANTANEIRA está mudando.

Ainda vem mais por aí.....




Eitâ que chuvinha boa!!

Pantanal do Trem

Fico aqui pensando, como será que o trem vai trazer mais desenvolvimento pra nossa região, será que por de trás de toda essa estrutura não terá falhas? Esses dias atrás chegou até mim uma informação que os trilhos ainda não estão lá essas coisas e que urgentemente um bom pedaço tem que ser trocado ou reparado, a explicação é a seguinte. Como o trem de carga é mais pesado não tem problema, pois quando ele passa sobre os trilhos se assentam, já o trem de turistas é mais leve e pode causar problemas. Ainda assim ACREDITO no TREM DO PANTANAL. Em Miranda alguns empresários já estão se mobilizando, já tem gente pensando em abrir restaurante com comida típica. Tem hoteleiro construindo hotel e até cogitaram em abrir uma choperia, tudo isso com a vinda do famoso TREM. Fica muito claro que para Miranda o turismo veio pra ficar.
Agora é esperar pra ver!



Piuííííí...



Feiratur discute desafios do turismo rural

A coordenadora geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Rosiane Rockenbach, abriu os debates da 5ª Feira Nacional de Turismo Rural (Feiratur), lançada oficialmente nesta quinta-feira (20), em Campo Grande (MS).

Durante a palestra “Turismo Rural: rumo ao século XXI”, ela fez uma abordagem sobre o Plano Nacional de Turismo (2007-2010) e a inserção do turismo rural no contexto da macropolítica do setor no Brasil.

De acordo com a coordenadora, o encontro é o primeiro passo para reforçar a articulação empresarial do turismo rural - uma das principais dificuldades enfrentadas por quem trabalha com o segmento.

Além de incentivar a mobilização dos empresários, o Ministério do Turismo também pretende identificar legislações sobrepostas ou complementares ligadas ao turismo rural nos estados e municípios para unificar essas normativas na Lei Geral do Turismo.

“Nossa idéia é trabalhar em duas frentes. A primeira é o ordenamento para o turismo rural nos territórios. A segunda consiste em ações de educação e conhecimento para o desenvolvimento do turismo rural”, disse Rosiane. “Vamos formatar um programa para dar suporte aos profissionais que trabalham no segmento. Sabemos que, algumas vezes, faltam elementos de comparação com outros produtos e até com outros destinos para que o empreendedor possa qualificar o seu produto. Vamos dar ferramentas para que ele saiba como diversificar a sua oferta”, acrescentou a coordenadora.

Representantes de nove estados brasileiros participaram do painel de mobilização e articulação durante a programação da 5ª Feiratur, que termina no próximo sábado (22). Considerado o maior evento do turismo rural brasileiro, a feira reúne representantes da iniciativa privada – empreendedores, operadores e fornecedores –, do setor público e de especialistas no segmento. A feira também abre espaço para quem pretende investir, comprar ou firmar parcerias.

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr) e o Instituto de Desenvolvimento do Turismo no Espaço Rural (Destur). Tem apoio do Ministério do Turismo, Abraturr/MS e Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul.

Fonte: Ministério do Turismo (http://www.turismo.gov.br)

As Melhores...

Quero deixar aqui meus PARABÉNS para as pousadas do Pantanal Sul que foram eleitas pelo Guia 4 Rodas 2009 entre os 05 melhores hoteis fazendas de todo PANTANAL.
Vai o meu abraço para:

Pousada Xaraés (Corumbá)

Pousada Pequi (Aquidauana)

Refúgio da Ilha (MIRANDA)

Fazenda Baía Grande (MIRANDA)

Os turistas e nós do TRADE agradecemos a dedicação de vocês, tanto no quesito hospedagem e quanto na preservação da natureza.

PARABÉNS e que venha 2010!
Mais uma vez estamos bem!

O Guerreiro


Onde a água passa deixa marca.
Água, Terra e Sol
É a vida do indomável Pantaneiro.

Guerreiro do Xaraés
Descobridor das vazantes,
Sábio pescador.

Tem o conhecimento das plantas.
Não se deixe por vencer com as diversidades
Trança seu laço como faz um guri a brincar.

Aqui se toma o tereré.
E o mate é de madrugada.
De madrugada também tem o quebra-torto

Depois a comitiva parte
Rumo ao destino
Numa outra fazenda.

Ooouuu ooouuu BOOII!!

Pantanal do Miranda

Vem aí a 5ª Feiratur - Feira Nacional de Turismo Rural que vai acontecer em Campo Grande, nos dias 20 a 22 de Novembro no Palácio Popular da Cultura. E o Pantanal do Miranda está se preparando. Em parceria com Sebrae adquiriu estande para o evento, operadores de turismo estão fazendo folheteria para divulgação do turismo Rural e Ecológico, assim como banner.
O trade de Miranda está pensando em fazer degustação e expor o artesanato local. A decoração do estande será com as peças em couro como arreios, laços e etc....tudo da cultura local.


Acreditando que a cidade cada vez mais envolvida com o turismo de contemplação está se destacando no cenário nacional e também no exterior. Com a união do trade turístico, Miranda só tem a crescer.


... cada vez mais mostrando força.
"Queixada fora do bando é comida de onça!"



Inté.

Apenas um comentário...

Aqui a garça branca se confunde com o céu, os periquitos com as árvores, até o bagre com a lama. Tudo é perfeito. Um dia um velho homem me falou, esse rio aqui vai virar corgo, mas até lá não vô tá aqui mais pra vê!

As vezes o luar vira dia, o céu de tão azul fica preto, poeira entra até nos olhos esbugalhados dos jacarés, que na verdade são os donos das baías. O chão, opa! Que chão? Aqui não tem não! Aqui o que tem é pasto e grama, que aliás também se completa é a casa das formigas, cupins e de até caranguejeira, então que chão?

Aqui tudo é perfeito, aliás, só um animal não é perfeito. Nós!
Nesse lugar chamado Pantanal Sul a natureza nos manda, nos ordena, aqui realmente podemos ver onde é o nosso lugar terra. Quem é mesmo o dono de quem?

Sou infinitamente menor que as gotas das chuvas daqui do Pantanal.
Vô fechar as janelas vai cair um toró!

Observando...

Esses dias atrás tava observando a natureza aqui na fazenda e percebi que tudo tem sua hora, seu momento e seu lugar para acontecer, tudo se encaixa perfeitinho como num quebra cabeça. Curicaca comendo minhoca, sapo comendo siriri, cobra comendo sapo, até a parda resolveu aparecer durante o dia, estava perseguindo um lote de queixadas. É verdade quando os turistas se encantam ao ver vários bichos por aqui. É a natureza no seu autêntico habitat. Acredito e tenho certeza que o turismo veio pra ficar, contemplar e PRESERVAR esse pedacinho do paraíso. Já conseguimos vários avanços, se olharmos para trás vamos ver essa evolução. Antes eu era apenas Mais Um nesta imensidão, hoje faço parte do ecossistema. HOJE EU VENDO SONHOS!

É, o dia já tá nascendo....vou fazer meu mate.

Reserve aqui!

De onde vem os internautas