Mas é assim, o povo pantaneiro gosta de uma politica..........ainda mais quando tem muito dinheiro em jogo.
Vaaaiii Boooiiii!!!
Blog de informação turística do Pantanal Sul. Dicas, informações e notícias.
Esses dias atrás decidi ficar junto com a peonada no galpão de arreios bem naquela hora, a do tereré. Cada coisa escutei, cada vocabulário que fiquei pensando....será que um dia o Aurelio publicaria a título de curiosidade da língua portuguesa?
É simplesmente um click. Não é a toa que que as imagens são fantasticas, parecendo até montagem de photoshop. As cores, contrastes, luzes, sombras e movimentos, assim podemos denominar as imagens do fotógrafo e guia de observador de aves Paulo Albuquerque Filho da cidade de Miranda, aqui no Pantanal Sul. Formado em turismo e se dedicando cada vez mais na arte de fotografar natureza, Paulinho como é conhecido, tem imagens de dar inveja a grandes fotografos. Além de conseguir fotografar a rainha da mata, diga-se de passagem onça pintada, também já fotografou duas espécies de aves muito difíceis e raras de serem avistadas. Suas fotos de natureza com certeza ainda vão render muito, principalmente no que diz respeito ao Pantanal Sul. Entre as espécies de aves fotografadas já clicou a águia chilena, ave de rapina migratória que é vista por essas bandas em uma determinada época do ano. Recentemente tirou foto aérea do Rio Miranda, das baías da região e do Rio Salobrinha. O olhar de Paulinho consegue transformar o simples em valioso, o feio em belo e a vida cotidiana da natureza em algo explêndido.Só hoje percebi que os pássaros também ficam quietos ao meio dia.
Algo correndo no céu, parecia uma flecha com fogo. Pontos de brilhantes no céu, mais do que os lumes daqui na época da chuva. Vejo todas as noites antes de deitar. Pode até ser um vício, que vício sadio olhar estes brilhantes na escuridão.
Tem um brinquedo lá em cima da embaúva, parece um pássaro colorido com bico longo.
Hoje o tempo mudou.........ficou frio. Nós que moramos nessa região tão privilegiada pela natureza e pelo sol não estamos acostumados com esta estação, principalmente quando o frio chega em Setembro. Pra falar a verdade, a maioria de nós daqui da reigão pantaneira prefere o calor. Quando a gente está acostumado com a natureza, podemos "prever" que algo vai mudar, uns dos meus guias falou que havia muito coaxar de sapos e que isso era sinal de mudança de tempo, e um outro disse que viu o acuã cantar num galho seco....sinônimo de seca. De qualquer forma ficamos sabendo que o tempo ía mudar, seja pela experiência dos pantaneiros ou pela tecnologia de informação do tempo. Com o frio chegando, até os animais mais peludos ficam na toca! É dificil observar a vida selvagem no frio... sem contar que para o pasto é também é muito ruim, pois estamos na época de seca. O frio influencia no turismo também, pois os turistas querem ver os bichos, aves e o famoso pôr-do-sol pantaneiro, mas com dias assim é impossível. Vamos aguardar o sol acordar.
Lindo, maravilhoso, inacreditável!! Exclamou a turista ao avistar um bando de colhereiros numa pequena lagoa se alimentando. Nessa época do ano essas aves estão no auge da sua plumagem cor-de-rosa, pronto para reprodução. De fato é muito interessante se deparar com essas aves, e ao voarem fazem um espetáculo de cores no céu. E apesar de estar acostumado ainda não me acostumei ver tanta vida selvagem num só lugar. É. O Pantanal tem dessas coisas, as vezes na virada de uma curva vc encontra uma lagoa cor-de-rosa!